Corticoides: O que é? Para que Serve? Veja os Riscos. 2024
Os corticosteróides são uma classe de droga que reduzem a inflamação no corpo. Eles também reduzem a atividade do sistema imunológico. Como os corticosteróides aliviam o inchaço, coceira, vermelhidão e as reações alérgicas, os médicos geralmente os prescrevem para ajudar a tratar doenças como: asma, artrite, lúpus, alergias.
Corticoides- O que é?
Os corticóides, geralmente conhecidos como esteróides, são medicamentos anti-inflamatórios prescritos para uma ampla gama de condições. Eles são uma versão artificial dos hormônios normalmente produzidos pelas glândulas supra-renais (duas pequenas glândulas que ficam em cima dos rins).
Os corticoides estão disponíveis em diferentes formas, incluindo:
- comprimidos (esteróides orais)
- injeções – que podem ser nos vasos sanguíneos, articulações ou músculos
- inaladores – como sprays orais ou nasais
- loções, géis ou cremes (esteróides tópicos)
Os corticoides são medicamentos sintéticos que são usadas para tratar uma ampla variedade de distúrbios, incluindo asma, artrite, doenças da pele e doenças auto-imunes. O medicamento imita o cortisol, um hormônio produzido naturalmente pelas glândulas supra-renais em pessoas saudáveis.
O cortisol, comumente chamado de “hormônio do estresse”, é um hormônio esteróide que é liberado em resposta ao estresse. Está envolvido em uma ampla gama de processos no corpo, como metabolismo, inflamação, regulação da pressão arterial e formação óssea. Os corticoides funciona diminuindo a inflamação e suprimindo o sistema imunológico. Se não for tratada, o excesso de inflamação pode danificar o tecido saudável, além de causar vermelhidão, inchaço e dor.
Corticoides- Para que Serve?
Os médicos prescrevem corticoides por várias razões, incluindo:
- Doença de Addison:
Isso ocorre quando seu corpo não produz cortisol suficiente. Os corticoides podem compensar a diferença.
- Transplantes de órgãos:
Os corticoides ajudam a suprimir o sistema imunológico e reduzem a probabilidade de rejeição de órgãos.
- Inflamação:
Nos casos em que a inflamação causa danos a órgãos importantes, os corticoides podem salvar vidas. A inflamação ocorre quando os glóbulos brancos do corpo são mobilizados para proteger contra infecções e substâncias estranhas.
- Doenças auto-imunes:
Às vezes, o sistema imunológico não funciona corretamente e as pessoas desenvolvem condições inflamatórias que causam danos em vez de proteção. Os corticóides diminuem a inflamação e evitam esse dano. Eles também afetam o funcionamento dos glóbulos brancos e reduzem a atividade do sistema imunológico.
Eles também são freqüentemente usados para tratar:
- asma
- febre dos fenos
- urticária
- doença pulmonar obstrutiva crônica
- lúpus
- doença inflamatória intestinal
- esclerose múltipla
Tipos de Corticoides:
Os corticosteróides podem ser sistêmicos ou localizados. Os esteróides localizados visam uma parte específica do corpo. Estes podem ser aplicados através de:
- cremes para a pele
- colírio
- gotas para os ouvidos
- inaladores para atingir os pulmões
Os esteróides sistêmicos se movem pelo sangue para ajudar mais partes do corpo. Eles podem ser aplicados através de medicamentos orais, com um IV, ou com uma agulha. Os esteróides localizados são usados para tratar condições como asma e urticária. Os esteróides sistêmicos tratam condições como lúpus e esclerose múltipla.
*Embora os corticoides possam ser chamados de esteróides, eles não são o mesmo que os esteróides anabolizantes. Estes também são chamados de aprimoradores de desempenho.
Algumas das marcas mais comuns incluem:
Riscos e Contraindicações do Corticoides:
Embora os corticoides sejam medicamentos eficazes, eles também podem ter sérios efeitos colaterais. Alguns efeitos colaterais podem ocorrer com esteróides tópicos, inalados e injetáveis. No entanto, a maioria dos efeitos colaterais vem de esteróides orais.
Os efeitos colaterais dos corticosteróides inalados podem incluir
- tosse
- dor de garganta
- dificuldade em falar
- pequenas hemorragias nasais
- tordo oral
Os corticosteróides tópicos podem causar lesões cutâneas finas, acne e pele vermelha. Quando injetado, eles podem causar
- perda de cor da pele
- insônia
- açúcar alto no sangue
Os efeitos colaterais dos esteróides orais podem incluir
- acne
- visão embaçada
- retenção de água
- aumento do apetite e ganho de peso
- irritação estomacal
- Dificuldade em dormir
- alterações de humor
- glaucoma
- pele fina e fácil hematomas
- pressão alta
- fraqueza muscular
- aumento do crescimento de pêlos no corpo
- suscetibilidade à infecção
- agravamento do diabetes
- dificultar a cicatrização de feridas
- úlceras estomacais
- Síndrome de Cushing
- osteoporose
- depressão
- crescimento atrofiado em crianças
*Nem todo mundo irá desenvolver efeitos colaterais. A presença de efeitos colaterais varia de pessoa para pessoa. Altas doses por longos períodos de tempo aumentam a probabilidade de efeitos colaterais.
Considerações extras:
É importante conversar com seu médico sobre os prós e contras do uso deste medicamento. Se eles são usados por um curto período é possível não ter efeitos colaterais. Os corticoides podem ser uma medicação que pode mudar a vida ou salvar vidas, mas o uso a longo prazo pode causar riscos à saúde. Apesar dos efeitos colaterais negativos, algumas condições exigem uso a longo prazo. Aqui estão algumas coisas a considerar:
- As pessoas mais velhas: podem ter maior probabilidade de desenvolver problemas com pressão alta e osteoporose. As mulheres têm uma chance maior de desenvolver essa doença óssea.
- As crianças: podem apresentar um crescimento atrofiado. Os corticosteróides também podem causar infecções por sarampo ou varicela que são mais graves do que em crianças que não as tomam.
- As mães: que amamentam devem usar esteróides com cautela. Eles podem causar problemas com o crescimento ou outros efeitos para o bebê.
- Sintomas de abstinência também podem ocorrer se a medicação for suspensa repentinamente ou reduzida muito rapidamente. Estes podem incluir dores nos músculos, ossos e articulações, náuseas, perda de peso e dores de cabeça.
*Certifique-se de informar ao seu médico se você já teve reações negativas a um medicamento antes. Informe também o seu médico sobre quaisquer alergias que possa ter.
Dicas de como Prevenir ou Minimizar os Efeitos Colaterais:
Se um regimento de corticoides é prescrito por um médico, existem maneiras de ajudar a minimizar os efeitos colaterais. Os pacientes devem ter a certeza de tomar a medicação exatamente como prescrito, comer uma dieta saudável, com limite de gordura e sal e abundância de cálcio e vitamina D, e exercício físico regular para manter os ossos e músculos fortes.
veja também:
- 7 Maneiras de Como Aumentar a Testosterona Naturalmente
- Remédio para Disfunção Erétil: Quais são os Melhores?
- Canela de Velho: Contra-Indicações, Benefícios e Como Tomar
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso de Corticoides, consulte o médico e nutricionista e converse sobre este medicamento, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.
Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!
Seja o primeiro a comentar!